Estratégias para assegurar a operação segura em aplicações colaborativas
A capacidade dos robôs colaborativos de compartilhar tarefas com seres humanos e se adaptar de maneira flexível a novos requisitos pode oferecer altos retornos de investimento em uma ampla variedade de aplicações industriais. Fabricantes empregam esses robôs para obter os benefícios dos recursos de segurança integrados que os permitem trabalhar juntos ou próximos a seres humanos e aumentar a produtividade para uma ampla variedade de tarefas repetitivas.
Apesar dos inúmeros recursos de segurança que incluem armações leves, tecnologia de detecção de colisão e pontos de compressão minimizados, medidas de segurança apropriadas ainda devem ser consideradas para a aplicação em geral – incluindo a pinça, o efetor da extremidade e outros equipamentos localizados próximos ao espaço de trabalho colaborativo. A implementação segura feita com base em amplas avaliações de risco é essencial para garantir o sucesso de uma aplicação robótica colaborativa.
Este Guia discutirá os padrões da indústria, os estágios do projeto e as soluções para aproveitar ao máximo o valor dos robôs colaborativos (geralmente abreviados para “Cobots“). Ele também define e discute os requisitos de segurança para os próprios robôs, bem como o espaço de trabalho colaborativo e operações colaborativas típicas.