Pensar em robôs colaborativos fazendo o trabalho que há alguns anos atrás era realizado por seres humanos não é mais coisa de filme de ficção científica já tem muitos anos. A tecnologia evoluiu e a internet das coisas garantiu um salto exponencial na qualidade das operações. Possibilitando análises e ajustes em tempo real para que tudo siga funcionando com o mínimo de erros.
Sendo assim, os membros de uma equipe de trabalho passaram a ter uma divisão de tarefas que, se em um primeiro momento parece mais desafiadora, dá a certeza de que, em sua grande maioria, não tem como ser substituída por máquinas e contam com uma especialização ainda maior, aumentando a importância de cada recurso humano numa planta.
Esse, apesar de fundamental, não é o único benefício que o uso de robôs colaborativos traz e, nessa matéria, você confere mais 9 razões para realizar esse investimento na sua própria indústria. Vamos lá?
1. Reduz custos operacionais
Com robôs colaborativos, você reduz custos diretos e indiretos, aumentando a lucratividade e a competitividade dos seus produtos.
Sem a necessidade de níveis mínimos de iluminação em um espaço todo ocupado por máquinas, por exemplo, ou mesmo de conforto durante a operação, como o uso do ar-condicionado, é possível diminuir as contas de luz da empresa. A automação também mantém os custos de mão de obra baixos, com o benefício de liberar seus colaboradores para se aplicarem de maneiras mais eficientes e produtivas em outras atividades.
2. Produto final com melhor acabamento.
A precisão e repetibilidade dos robôs garante a você um produto final de alta qualidade e consistente. Além disso, você também consegue reduzir perdas por falhas ou não conformidades, o que implica também em mais economia.
Vale lembrar que, com produtos sendo produzidos em um alto nível, você obterá maiores rendimentos!
3. Mais qualidade de trabalho
Os robôs colaborativos melhoram as condições de trabalho da equipe, já que eliminam os problemas associados ao cansaço, desatenção e os efeitos de tarefas repetitivas, que oferecem perigo e podem levar ao tédio. Além disso, ao capacitá-los para o uso de robôs, você garante que o time aprenda habilidades de programação valiosas para a realização de trabalhos mais complexos e desafiadores.
4. Mais produtividade
Automatizar a sua empresa significa poder funcionar durante a noite e fins de semana com pouca supervisão, garantindo um aumento nos níveis de produção e permitindo o cumprimento de prazos com mais assertividade.
5. Maior flexibilidade de fabricação do produto
Os robôs deixam a linha de produção mais flexível, tanto quando o assunto são padrões de trabalho quanto nas diferentes tarefas a serem realizadas. Isso porque é possível programá-los para alternar facilmente entre os processos, ajudando no atendimento rápido às mudanças no design do produto ou na demanda do cliente com o mínimo de esforço.
6. Ganhos na ergonomia e segurança do time
Já que os robôs podem assumir tarefas desagradáveis, o seu time acaba ficando livre das atividades mais árduas ou que possam trazer ameaças à saúde deles. Com robôs colaborativos, você diminui a chance de acidentes causados pelo contato com máquinas ou processos perigosos. Além disso, eles também podem ajudar a eliminar doenças associadas a processos repetitivos ou intensivos, como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e tendinites.
7. Retenção de talentos e mais facilidade no recrutamento
Já que sua equipe precisará estar mais qualificada e trabalhará com equipamentos pensados especificamente para a sua planta, é necessário que cada membro da equipe tenha noção da alta precisão exigida pelos processos industriais.
A partir do momento em que essa qualificação é feita ou complementada na própria empresa. Tendo como resultado trabalhadores manuais altamente qualificados e diferenciados no mercado. Os robôs passam a ser uma realidade ainda mais necessária, já que o custo de um colaborador aumenta. Sendo assim, você tem uma equipe mais enxuta e robôs prontos para trabalhar sem nenhum dos custos associados ao recrutamento ou treinamento contínuo.
8. Reduz custos de capital
Usar robôs colaborativos para obter linhas de produção mais rápidas e eficientes ajuda na redução dos custos de capital associados ao estoque e ao trabalho em andamento. Por exemplo: se você produz com mais rapidez, é possível prever melhor a taxa de produção e garantir um prazo reduzido de entrega, sem a necessidade de um estoque grande.
9. Economia de espaço
Por fim, já que os robôs podem ser montados em várias configurações, posições e disposições, é ainda garantida uma economia considerável de espaço físico, o que é um ativo considerável, principalmente quando falamos nas áreas de manufatura.
Robôs colaborativos também podem ser programados para trabalhar em espaços confinados. São financeiramente acessíveis e oferecem economia a longo prazo. Além de aumento da produção, eficiência e melhorias na qualidade do produto, bem como na saúde e segurança dos colaboradores. A automação robótica é uma opção cada vez mais atraente para as empresas que buscam maneiras de sair na frente em economia. E ainda garantir uma qualidade superior ao que produzem.
Quer saber mais sobre robôs para a sua indústria?
A Pyrotec trabalha com robôs colaborativos da Omron. Marca de renome no setor da automação industrial, que traz o melhor da tecnologia oriental para o Brasil a fim de colaborar com o avanço da indústria brasileira.
A combinação única de robôs, software e arquitetura de controle integrada da Omron enfrenta os desafios atuais de automação das mais variadas fábricas no Brasil, desde aplicações com um grande volume ou variedade de produtos até aquelas aplicações com ciclos de vida curtos, com produtos que exigem mudanças rápidas na linha de produção.
Quer saber mais? Entre em contato hoje mesmo conosco e conheça o portfólio. E as soluções que estão mudando a cara da indústria brasileira e trazendo o futuro à nossa produção.