Pedro precisa trocar a resistência do chuveiro. Ele já comprou a peça de substituição e, pra não levar um choque, ele vai até a caixa de energia e desliga o interruptor dos chuveiros da casa. Feita a troca, ele religa e pronto. Enquanto isso, seu amigo, Renê, está com um problema no carro, ele leva o veículo para a oficina e o profissional aponta um relê defeituoso. Mais uma vez, feita a troca, o problema se resolve.
Tanto no dia a dia quanto na sua indústria, os relês e interruptores são fundamentais para o funcionamento de várias coisas, e entender o funcionamento dos diversos modelos destes itens pode te ajudar a garantir o máximo de performance da sua planta e a certeza na hora de repor algum item defeituoso.
O que são relês?
O relê é um equipamento eletrônico que permite a abertura e fechamento de um circuito elétrico, podendo bloquear ou não o fluxo de corrente elétrica.
Ele entra em atividade quando a corrente elétrica passa pelas espiras da bobina do relê, criando um campo magnético que atrai a alavanca encarregada pela mudança do estado dos contatos. Suspendendo a corrente da bobina, o campo magnético também se suspende, ocasionando a volta dos contatos para a posição original.
As configurações de um relê estão relacionadas aos seus contatos: podem ser NA, NF ou ambos, neste caso com contato comum ou central (C).
NA é o contato normalmente aberto, ou seja, que se abrem enquanto a bobina não está energizada e se fecham quando a bobina ganha corrente. Com os NF acontece o oposto, se abrindo quando a bobina ganha corrente. Por fim, o contato central ou C é comum pois, a partir do momento em que o contato NA fecha, é com o C que se estabelece a condução, ocorrendo o contrário com o NF.
Um dos principais benefícios do relê é o fato de ele garantir mais segurança para um circuito por conta justamente de sua ativação, que ocorre por correntes elétricas bem menores em relação àquelas empregadas no circuito principal.
No que diz respeito à aplicação, os relês são mais comumente utilizados em automações residenciais e comerciais: portões eletrônicos, acionamento de lâmpadas e janelas eletrônicas. Também são aplicados na movimentação e proteção contra abertura de portas nos elevadores de nossos prédios, fazendo-se presentes nos processos de tratamento de água, na fabricação de alimentos, pães e biscoitos, enfim: onde houver trabalho com máquinas, é muito provável que haja um relê.
E o que são interruptores?
Já os interruptores são dispositivos que nos permitem, de maneira mecânica, “ligar” e “desligar” o fornecimento de energia elétrica. Responsáveis pela passagem ou desvio de corrente elétrica para aparelhos eletroeletrônicos, os interruptores podem ser classificados em interruptores ou comutadores de sinais elétricos.
Atualmente, existem os interruptores mecânicos, elétricos ou eletrônicos, que atendem a necessidades específicas. Para se ter uma ideia, a maioria dos interruptores elétricos é dedicada à iluminação doméstica, mas também pode ser instalada em diversas outras aplicações.
Entendendo os usos
Como você já pôde ter concluído, os relês e interruptores possuem funções semelhantes, mas ativações muito distintas. Enquanto este possui acionamento elétrico, aquele é ativado mecanicamente.
Nesse sentido, cada um cumpre a sua função, tanto de praticidade quanto de segurança, já que, em caso de emergência, se a interrupção não puder ser feita à mão pelo colaborador, um relê pode fazer tranquilamente o desligamento de uma máquina ou de uma área, evitando riscos.
Como escolher Relês e Interruptores?
Nós sabemos o quanto pode pesar em produtividade e em retorno sobre o investimento a escolha errada de um item que deveria facilitar a sua vida. Por isso, nós, da Pyrotec, nos preocupamos, antes de tudo com a procedência de tudo o que oferecemos a você.
E, quando o assunto são relês e interruptores , você pode ficar tranquilo: aqui, nós contamos com os produtos da marca Omron, multinacional japonesa referência em diversos setores, inclusive o da automação industrial, e que conta com altíssima qualidade, ótimo custo-benefício e está 100% adaptada à realidade nacional.
Tudo isso sem contar o suporte e o conhecimento do nosso time, que conhece um a um os itens que oferece a você. Quer conferir na prática? Entre em contato conosco hoje mesmo.
Conclusão
Relês e Interruptores são tão necessários em uma indústria quanto o cinto de segurança em um carro. Por isso, saber escolher produtos de qualidade é fundamental para que você tenha a certeza de que tudo o que você irá fazer na sua planta esteja coberto de segurança e proteção para suas máquinas e seu time.
Para isso, você pode contar com a ajuda de quem tem experiência no setor e está pronto para te ajudar em todas as etapas do processo, seja te auxiliando na escolha dos melhores produtos, seja te acompanhando na aplicação destes.
Tenha uma certeza: na hora de escolher qualquer detalhe da automação industrial da sua planta, conte com a Pyrotec.