“Selective Compliance Assembly Robot Arm”, ou “Braço Robótico para Montagem de Conformidade Seletiva”. Esta é a definição da sigla SCARA, utilizada em robôs que, com o perdão do trocadilho, foram criados para dar uma mão à indústria 4.0. Realizando funções que antes eram feitas por humanos com uma alta precisão e efetividade.
Idealizada na década de 1980, a solução tem cada vez mais se mostrado uma alternativa viável e com resultados reais. Principalmente por conta dos avanços tecnológicos, que hoje permitem a personalização dos movimentos executados e um aumento significativo da precisão, sem contar a redução dos preços.
Mas o que é, de fato, um Robô SCARA?
Vamos começar do início:
O robô SCARA nada mais é do que um “braço artificial” articulado de 2 eixos que imita os movimentos humanos, com a diferença de operar em um único plano. Sua construção permite a ele se estender ou se retrair em áreas confinadas, tornando-o a solução mais adequada para essas operações. Diminuindo a insalubridade para a mão de obra humana.
Atualmente, os robôs SCARA são apenas um tipo dentro de uma família grande de soluções, que também inclui Robôs:
- Cartesianos;
- 6 eixos;
- Delta.
Escolher o tipo de robô para cada aplicação nem sempre é uma tarefa fácil. Sendo assim, entender bem as características de cada um é fundamental para não errar e ter a solução certa para cada cenário.
Aplicações e vantagens do robô SCARA
Quando se trata de operações de pick-and-place ou montagem, os robôs SCARA são a opção perfeita, já que estas aplicações demandam alta velocidade e alta precisão. Neste cenário, eles são capazes de operar com altas acelerações e alta velocidade, tanto em ambientes agressivos quanto limpos.
Em termos de repetibilidade, os diferentes tipos de robô SCARA disponíveis no mercado podem atingir tolerâncias inferiores a 10 mícrons, comparados aos 20 mícrons de um robô de seis eixos. É justamente por isso que, por definição, um robô SCARA opera em um campo de operação menor. Onde o espaço físico é limitado e o layout compacto, sem contar que ele também é mais flexível, possibilitando realocações em aplicações temporárias ou remotas.
Os robôs SCARA também são geralmente mais rápidos e mais compactos do que os robôs cartesianos. Seu único pedestal requer apenas uma pequena base e é relativamente fácil de montar sem grandes impedimentos. Por outro lado, seus softwares de controle requerem cinemática inversa para calcular movimentos linearmente interpolados. Este software normalmente vem com o robô, no entanto.
Com todas essas vantagens, é muito fácil perceber o quanto a sua empresa pode ganhar em produtividade na escolha do robô SCARA ideal para o seu perfil de operações, já que, além da performance superior à mão de obra humana, é possível produzir mais do que outros robôs.
Limitações dos robôs SCARA
Como na vida, para sermos especialistas em algo existem diversos outros conhecimentos que devemos escolher ignorar por vontade própria. Com as máquinas não seria diferente. O fato é que, devido à configuração e construção dos robôs SCARA, eles não são capazes de atuar com itens pesados.
Outro fator é que o perímetro de atuação é normalmente circular, o que não combina com todas as aplicações industriais. Ao possuir destreza e flexibilidade limitadas em comparação com a capacidade total de outros tipos de robô, seguir um contorno 3D de uma peça por exemplo é algo muito mais difícil para esta máquina do que para um robô de seis eixos.
Como escolher a melhor solução?
Uma vez que diversos fatores influenciam a escolha do robô ideal para uma aplicação específica, a melhor coisa a se fazer é contar com a ajuda de um especialista em automação. Para isso, você pode contar com a Pyrotec.
Distribuidora dos robôs SCARA da Omron, empresa japonesa líder de mercado em diversos setores da indústria e vanguardista da automação industrial. A Pyrotec tem seus robôs SCARA programados pelo sistema Sysmac, referência no mercado, além de contar com um vasto portfólio de produtos e também oferece consultoria especializada para contribuir com o seu processo de escolha e set-up da configuração mais adequada.
Certamente, ter ao seu lado um fornecedor experiente é o melhor meio de definir com assertividade todos os detalhes da automação da sua empresa. Levando em consideração aspectos como o tempo de ciclo, precisão e orçamento do sistema de produção necessário.
Conclusão
Ficar de fora dessa nova fase da revolução industrial pode custar muito em produtividade e lucratividade para o seu negócio. Por isso, estar pronto para atender às demandas dos clientes do futuro inclui entender e aplicar as novas tecnologias emergentes, como os robôs SCARA e outras inovações pensadas para operar em ambientes pequenos ou perigosos. Obtendo uma manufatura flexível, reduzindo a mão de obra e economizando tempo de fabricação de produtos.
Quando o assunto são as aplicações possíveis, robôs industriais podem ser programados para executar automaticamente tarefas diversas. Dessa forma, um robô como o SCARA ou de qualquer outro tipo é capaz de proporcionar uma manufatura com maior eficiência.
Por isso, se você deseja evoluir a sua produção para o mais alto nível de qualidade disponível no mercado, fale hoje mesmo com a Pyrotec e conte com os robôs SCARA da Omron.