Responda rápido: quantas vezes você ou alguém da sua equipe teve de faltar por desconforto, dor ou lesão causada pela posição em que ficam trabalhando? Se a resposta for “algumas” ou qualquer outra coisa nesse sentido, é preciso rever a questão da ergonomia no dia a dia da sua empresa.
Em primeiro lugar, é importante saber o seguinte: ergonomia e Segurança do Trabalho na Indústria são tão importantes que existe até uma norma para elas: a NR 17.
E é fácil entender o porquê dessa norma. Afinal, a maioria das pessoas permanece, em média, 8 horas por dia no trabalho. Isso significa que, em um ano, você passou quase 123 dias trabalhando.
Como a ergonomia se aplica na indústria?
O principal foco da ergonomia na indústria é a relação homem-máquina, visando a prevenção de acidentes e a segurança do trabalho de um modo geral. Neste quesito, entram também a postura e os movimentos corporais do trabalhador, assim como os equipamentos e outros fatores do ambiente laboral.
É importante lembrar que, além de contribuir para a boa saúde dos funcionários, a ergonomia também favorece o aumento da eficiência na indústria. Como dissemos no início do texto, falta de ergonomia causa ausência de pessoal. Portanto, quanto mais de acordo com a ergonomia for o trabalho, menos afastamentos você terá.
A ergonomia no dia a dia
A NR 17 estipula que é obrigação das empresas avaliar e disponibilizar recursos ergonômicos para os seus funcionários, de equipamentos ao mobiliário, que contribuam para assegurar melhores condições de trabalho.
E, ainda que exista um crescimento e popularização da automação industrial, a mão de obra humana continua se fazendo necessária. Sendo assim, mesmo no ambiente mais moderno, a ergonomia se faz necessária.
E a ergonomia pode ser estabelecida por meio de várias atitudes, como a eliminação de movimentos e posturas críticas, uso de equipamentos e soluções ergonômicas, projetos ergonômicos, melhora da organização do trabalho e enriquecimento das tarefas.
Há ainda outras formas de melhorar a qualidade de vida no trabalho, como a ginástica laboral e o Tempo de Recuperação de Fadiga (TRF). Porém, um dos pontos mais importantes é conscientizar os funcionários a respeito dos riscos ergonômicos e sobre as formas de preveni-los.
Benefícios da implantação da ergonomia na indústria
Já passamos por alguns destes pontos em diversas partes do texto, mas é importante frisar as vantagens que colaboradores e empresa têm quando decidem pautar as ações e trabalhos de acordo com a ergonomia.
Menos afastamentos
A falta de ergonomia precisa ser evitada para prevenir doenças, acidentes, afastamentos de funcionários e custos para a substituição de mão de obra. Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados Com o Trabalho (DORT), costumam causar o afastamento das atividades laborais, algo que pode ser evitado com boas condições ergonômicas nos postos de trabalho.
Melhora da produtividade e qualidade do serviço
Ao prevenir problemas de saúde e acidentes, o processo é agilizado. Da mesma forma, as boas condições laborais diminuem dores, desconforto e estresse, aumentando a produtividade e a qualidade das tarefas executadas.
Menos prejuízos
Com a equipe sem ausências e sem contratação de extras, você consegue ter mais retorno sobre o que é produzido e promover melhorias.
Quem pode te ajudar nisso?
A Omron, empresa renomada no setor de automação industrial, dentre muitos outros para os quais desenvolve soluções, possui uma linha de produtos pensados especificamente para atender as normas NR10, NR12 e NR17. Dessa maneira, é possível contribuir para a saúde e segurança da sua equipe.
Entre as soluções, estão Dispositivos de lógica de segurança, cortinas de luz, scanners a laser, chaves de porta de segurança, chaves de limite, controles para o operador, dispositivos de parada de emergência, relés e saídas de segurança e Robótica Colaborativa. Para saber mais e fazer o seu orçamento, você pode contar com a Pyrotec.
Conclusão
Com tantos benefícios para todos os envolvidos, negligenciar a ergonomia é um erro grave para as empresas e colaboradores. Sendo assim, promover um espaço de acordo com as normas da NR-17, bem como conscientizar a equipe a respeito das boas práticas, é fundamental para um aumento na produtividade e, consequentemente, dos lucros.