OMRON – Um guia para segurança colaborativa de robôs – parte 5
As aplicações de manuseio de materiais que se beneficiam da incorporação de robôs colaborativos incluem coleta, embalagem, paletização, classificação e muito mais.
O amplo uso dessas aplicações os torna uma solução mais específica do local para a implementação de segurança. Operadores e outros trabalhadores estão frequentemente movendo ou transportando outros materiais ao redor do robô colaborativo, exigindo planejamento adicional para evitar contatos perigosos.
Pinças com classificação de segurança são raras no mercado atualmente. No momento, fabricantes geralmente usam pinças pneumáticas, as quais exigem considerações de segurança para impactos e perda de potência ou sucção. Os projetistas de aplicações também devem investigar se o produto em si apresenta algum potencial de dano, como peso ou conter material perigoso – características que podem ser especialmente problemáticas se o produto cair.
Outros itens a considerar são:
• Outras máquinas precisam estar ligadas ao controle de segurança para impedir a operação de ambas quando estiver em uma condição de interrupção de segurança?
• Uma vez que robôs colaborativos podem ser movidos de aplicação para aplicação, como isso pode afetar a validação das configurações e do programa de segurança?
• Existem zonas de aviso para o operador que indicarão riscos ou interferência na operação?
Assim como nas aplicações de manutenção automatizada de máquinas, os fabricantes devem analisar toda a área para quaisquer circunstâncias em que um operador possa ficar preso ou comprimido.
Robôs colaborativos oferecem uma solução altamente flexível para aplicações de embalagem