Facilidades como o iCloud, o OneDrive e o Google Drive já fazem tanto parte do nosso cotidiano que nem parece que muitos de nós só começamos a usá-las há menos de dez anos. A verdade é que, a partir do momento em que pudemos ter nossos arquivos disponíveis de qualquer lugar, a qualquer hora, sem a necessidade de um HD ou qualquer outro dispositivo de armazenamento físico, entramos em um caminho sem volta.
E estamos ainda falando apenas de um dos aspectos mais simples e aplicáveis do Cloud Computing. Como exemplo mais recente de como ela pode revolucionar as coisas, veio a internet das coisas, e com ela a facilidade de acender uma lâmpada, ligar o ar-condicionado ou pedir uma música com um simples comando de voz. Já agradeceu à sua Alexa hoje por isso?
Quais benefícios práticos a Cloud Computing trouxe para o dia a dia de todos?
Então, de forma breve e resumida, a computação em nuvem passou a armazenar dados com cada vez mais rapidez, e principalmente segurança. Ao não ter mais os arquivos armazenados em sua própria máquina, isso trouxe o benefício de tê-los em qualquer lugar. Com isso, foi possível ter:
Eliminação de custos, excluindo a obrigatoriedade de gastar com hardware próprio;
Mais velocidade, pois mesmo grandes volumes de dados são transmitidos em segundos;
Desempenho aprimorado, já que os serviços são frequentemente atualizados nos data centers responsáveis com o hardware mais avançado do momento;
Segurança ampliada, uma vez que os provedores contam com hardware e software especializado em garantir a segurança de todos os seus dados;
Ganho em produtividade, pois o cloud computing reduz os custos em manutenção e também o tempo gasto pelos especialistas de tecnologia da informação, que podem se focar em outras atividades mais importantes.
Mais espaço físico, pensando que os servidores antigos precisavam ocupar um grande espaço, que agora pode ser utilizado para outra coisa.
Aplicação na Indústria 4.0
Além de produzir e consumir muitos dados, a atividade industrial também precisa de um monitoramento constante e eficiente, que, com a chegada da internet das coisas, passou a ser mais fácil.
A indústria 4.0 acaba sendo uma consequência de todos esses avanços tecnológicos, e é natural que os processos industriais necessitem e gerem mais informações ao evoluir para esse estágio. Armazenar, processar, distribuir corretamente e assegurar essa quantidade de dados não é possível de outra forma.
Para se ter uma ideia da quantidade de facilidades que a cloud computing aplicada à indústria permite. Pense no seguinte: na fabricação de uma peça, as máquinas precisam de informações de comando, como quantidade, modelo, material utilizado etc. Ao mesmo tempo, elas produzem informações do seu desempenho e peças produzidas, entre outras.
Antes, tudo isso precisava ser medido e fornecido quase que manualmente pelo colaborador responsável por essa gestão. Mas, se uma planta conta com as vantagens da computação na nuvem, a própria máquina, aliada a sensores e outros dispositivos, é capaz de fornecer essas informações de maneira muito mais rápida e prática, economizando tempo, evitando falhas e simplificando a rotina de toda a equipe.
Outro benefício é a descentralização da informação. Cada profissional que atua em uma fábrica pode ter as informações necessárias para executar seu trabalho, mesmo que estas sejam provenientes de outra planta, de forma rápida e organizada. Além disso, também é possível segmentar quem tem acesso a o que.
Basicamente, a cloud computing auxilia as indústrias a, de fato, viabilizarem a indústria 4.0, ao mesmo tempo que fornece infraestrutura para simplificar processos, agilizar a comunicação e fornecer dados em tempo real.
Como estão as coisas no Brasil?
De maneira cada vez mais rápida, as empresas brasileiras estão começando a implementar essa realidade. Ainda em um estágio inicial, a maioria das indústrias permanecem associadas aos tradicionais modelos de produção. Todavia, a tendência é que a indústria 4.0 comece a ganhar ainda mais força nas empresas, visto que, ao permitir a redução de custos, aumenta a competitividade do que é produzido, algo importantíssimo em um cenário econômico impactado com uma inflação altíssima nos últimos anos.
Certamente, com alguns players puxando a fila, os gestores começarão a sentir a necessidade de inovar e também iniciarão seus investimentos em tecnologia. Nesse caso, entra em ação também o cloud computing, que pode fazer parte desse processo de renovação tecnológica nas indústrias e contribuir muito com a evolução das empresas.
Conclusão
O Cloud Computing é uma tecnologia que já faz parte da rotina de muitas pessoas, mesmo que elas não percebam. Ela é o que nos permite consumir conteúdo via streaming, editar documentos online, enviar e-mails, entre outras tantas funções da vida cotidiana. Nas empresas, não é diferente. A nuvem é utilizada a fim de armazenar informações, fazer análise de dados, acessar conteúdos, etc.
Quando aplicada à indústria, ela traz consigo as possibilidades da internet das coisas, acelerando e otimizando processos por meio da tecnologia. E permitindo aos colaboradores responsáveis pela gestão dos dados um trabalho menos complicado e mais analítico, que permite elevar o nível das operações como um todo.
E, para abrir as portas da sua empresa a essas facilidades, você pode contar com a Pyrotec. Em nosso portfólio de produtos, contamos com inúmeras opções das melhores marcas do mercado para você garantir tudo o que precisa para evoluir a sua planta para a era da indústria 4.0. Entre em contato conosco hoje mesmo, fale com o nosso time especializado e passe a contar o quanto antes com essa revolução nos seus negócios.