O painel elétrico que conta com uma régua de Bornes apresenta uma série de vantagens. Mas, para aproveitar ao máximo os benefícios que elas podem trazer, é fundamental fazer a escolha certa, já que, ao contrário do que muita gente ainda pensa, os Bornes não são todos iguais.
Mas o que é um Borne?
Os bornes são elementos de ligação presentes nos painéis e quadros elétricos. Ou seja, eles fazem a conexão entre os dispositivos elétricos que estão dentro do painel e interligam o painel com os fios ou cabos externos.
Eles são feitos de uma tira de plástico moldada com placas de metal e parafusos ou molas, na qual os pontos de conexão contam com uma placa de metal, além de dois parafusos paralelos, que desempenham um papel duplo: conduzir eletricidade e prender os fios.
Num sentido prático, eles tornam a vida do eletricista muito mais fácil quando o assunto é conectar, desconectar ou fazer a manutenção de cabos ou fios dentro do painel elétrico. De qualquer forma, os bornes precisam ser conferidos com regularidade, fazendo reapertos, principalmente em casos de máquinas que vibram.
E que vantagens traz?
Dos diversos tipos de conectores presentes no mercado, os bornes unem a praticidade e a eficácia na utilização a uma série de outros benefícios, por exemplo:
– Baixo custo;
– Organização do cabeamento;
– Otimização do espaço nos painéis;
– Custo de instalação mais baixo;
– Fácil montagem e manutenção;
– Proteção dos aparelhos.
Tipos de Borne:
Como já dissemos, certamente, não existe somente um tipo de borne e, em suas classificações, cada um atende a uma necessidade específica. Confira alguns deles abaixo:
– Instalação: encontrados em painéis elétricos, caixas de passagem e de distribuição. Com manuseio rápido e prático, possuem conexões permanentes e seguras.
– Aferição: utilizado em circuitos onde há a necessidade do uso de instrumentos como o amperímetro e o voltímetro. Também usado em operações de seccionamento elétrico, além de poder curto-circuitar o enrolamento secundário dos transformadores de corrente.
– Alimentação: geralmente têm a opção da identificação dos terminais e fornecem as dimensões de montagem com cada unidade e as faixas de fios, além do torque de aperto.
– Aterramento: faz o aterramento do circuito direto no trilho e não pode ser usado em outra função.
– Modulares com componentes eletrônicos: utilizados para interligar um componente eletrônico que irá interagir com os componentes dentro do painel.
Dentro dos painéis, existem ainda alguns dispositivos que acompanham os bornes:
– Poste de identificação: possui uma plaqueta de plástico utilizada para identificar o conjunto de bornes.
– Plaqueta de separação: entre os bornes, aumenta a distância.
– Poste final: conectado ao final do trilho para evitar o desprendimento dos bornes.
– Pontes conectoras: interliga dois ou mais bornes de parafuso.
– Trilho: régua metálica onde os bornes são fixados.
Por que investir no borne certo?
A importância de um borne na rede elétrica é fundamental, já que é por meio dele que é criada a passagem que interliga os componentes do painel elétrico aos dispositivos. Os painéis, por sua vez, funcionam como um centro de conexões.
Além disso, quem tem um borne tem algo que é imprescindível quando se fala no trabalho com energia elétrica: segurança. Contando com este item, o eletricista trabalha mais tranquilo, e ainda garante muito mais praticidade e organização.
E qual marca escolher?
Quando o assunto é borne, a Pyrotec indica a Phoenix Contact, uma empresa de origem alemã que oferece soluções de ponta para o mercado brasileiro. A marca possui, por exemplo, em seu portfólio:
Bornes de placa de circuito impresso com conexão push-in e a parafuso:
– Facilmente adaptados graças ao tamanho idêntico e à pinagem igual para conexão push-in por mola e conexão a parafuso;
– Tecnologia de conexão uniforme para bitolas de condutor de 0,2 até 16 mm², que permite inúmeras aplicações;
– Grande portfólio para conexões de potência nos passos de 5,08/6,35 e 10,16 mm.
Réguas de borne
– Plena flexibilidade: os bornes com tecnologias de conexão diversas são livremente combináveis;
– Opções de jumpeamento e teste graças ao canal funcional duplicado;
– Economia de custos, graças a acessórios uniformes de jumpeamento, identificação e teste.
Linha de réguas de bornes CLIPLINE complete
Oferece a possibilidade de reagir de forma flexível aos desejos de seu cliente para todas as aplicações nos seguintes tipos de conexão:
– Push-in simples PT e PTV
– A parafuso UT universal
– À mola compacta ST
– QUICKON rápida QT
– Soluções de conexão plugáveis COMBI
– Olhal robusta RT
Além disso, ela ainda apresenta uma série de diferenciais:
– Itens de identificação e teste padronizados e que reduzem os custos de armazenagem e logística.
– Combinação livre entre si de todas as réguas de bornes através do canal funcional duplo.
– A zona de conexão uniforme do sistema de conexão COMBI permite uma estrutura modular e com economia de tempo de sua aplicação.
– A zona de isolamento multifuncional padronizada de todos os bornes de seccionamento aloja plugues variados.
Outro importante recurso desta linha é a sua integração com o software de planejamento e identificação PROJECT complete, que acompanha todo o processo de montagem do quadro de comando. O programa oferece uma interface de usuário de operação intuitiva e permite um planejamento individual, o teste automático e a encomenda direta das réguas de bornes. As listas de peças são transferidas online para a Phoenix Contact e você recebe imediatamente um cálculo dos preços e uma informação sobre a disponibilidade dos produtos. O PROJECT complete dispõe de interfaces otimizadas para todos os programas CAE comuns. Além disso, você cria identificações fácil e confortavelmente – independente dos materiais de identificação.
Conclusão
Bornes, de fato, não são todos iguais e, para fazer a melhor escolha para a sua aplicação, contar com uma empresa de confiança é um ótimo primeiro passo. Por isso, quando precisar montar o seu painel elétrico, conte com a Pyrotec para te ajudar e com os produtos da Phoenix Contact para ter a certeza da segurança, da praticidade e da facilidade.