OMRON – Um guia para segurança colaborativa de robôs – parte 4
A manutenção de máquinas é a aplicação mais comum para robôs colaborativos devido à facilidade de instalação, o alto retorno do investimento e os benefícios dos recursos de fabricação flexíveis dos robôs. As aplicações de manutenção de máquinas podem ser enganosas em sua aparência de segurança – na verdade, elas são uma das principais preocupações de segurança do setor para especialistas que concluíram muitas inspeções e avaliações de segurança.
Para maximizar a segurança em aplicações de manutenção automatizada de máquinas, fabricantes devem usar uma pinça com classificação de segurança para se proteger contra ferimentos do operador e também devem investigar se o próprio produto apresenta algum risco (como calor extremo ou bordas afiadas).
Outros itens a considerar são:
• Outras máquinas precisam estar ligadas ao controle de segurança para impedir a operação de ambas quando estiver em uma condição de interrupção de segurança?
• O equipamento de manuseio de material está sendo usado? Em caso afirmativo, quais são as condições de segurança necessárias?
• Como robôs colaborativos usados na manutenção de máquinas podem ser movidos de máquina para máquina, como a configuração e o programa de segurança são validados?
• Existem zonas de aviso para o operador que indicarão riscos ou interferência na operação?
Também é extremamente importante analisar toda a área para quaisquer circunstâncias em que um operador possa ficar preso ou comprimido pelo robô ou peças de equipamento a sua volta.
Robôs colaborativos geralmente suportam cargas úteis mais leves do que os robôs independentes, mas oferecem maior flexibilidade.