Você já ouviu falar em Soluções OPC UA? Sabe o que é e como funciona esse padrão de comunicação industrial? Se você é um profissional da indústria 4.0, você precisa saber como elas podem facilitar a integração e a segurança dos seus sistemas e dispositivos.
O que são as soluções OPC UA?
Primeiramente, OPC UA é a sigla em inglês para Open Platform Communications Unified Architecture (Arquitetura Unificada de Comunicações de Plataforma Aberta). OPC UA é um padrão de comunicação industrial, que permite a troca de dados entre sistemas e dispositivos de diferentes fabricantes, plataformas e protocolos, de forma padronizada, independente e segura.
Se trata de uma evolução do OPC Classic, padrão baseado em tecnologias Microsoft que exigia a instalação de drivers e softwares específico. OPC UA é um padrão baseado em tecnologias abertas, que não requer a instalação de nenhum software adicional, oferecendo mais flexibilidade, performance e segurança.
Qual é o impacto das soluções OPC UA na indústria 4.0?
As soluções OPC UA têm um impacto positivo na indústria 4.0, pois contribuem para a melhoria da eficiência, da qualidade e da competitividade dos processos produtivos. Isso porque elas permitem aos sistemas e dispositivos da indústria 4.0 uma intercomunicação de forma fácil, rápida e confiável. Isso possibilita a coleta, o processamento e a análise de dados em tempo real, que podem gerar insights, otimizações e inovações.
As soluções OPC UA também permitem que os sistemas e dispositivos da indústria 4.0 se comuniquem com outros sistemas e dispositivos externos, como nuvens, redes, aplicativos, entre outros, ampliando as possibilidades de integração, de colaboração e de automação dos processos produtivos. Além disso, facilitam a implementação de conceitos como Internet das Coisas (IoT), Computação em Nuvem, Big Data e Inteligência Artificial, entre outros.
Da mesma forma, estas soluções se adaptam às diferentes necessidades e cenários da indústria 4.0, pois oferecem uma arquitetura modular, flexível e escalável. Assim, ela pode ser configurada de acordo com as especificações e os requisitos de cada aplicação. As soluções OPC UA também oferecem uma arquitetura aberta, independente e compatível, integrável com qualquer sistema ou dispositivo.
Como essas soluções atuam na segurança de dados?
As soluções OPC UA oferecem mecanismos e recursos que garantem a proteção, a confidencialidade e a integridade dos dados que são trocados entre os sistemas e dispositivos da indústria 4.0. Ao utilizar criptografia, autenticação, autorização e certificados digitais, entre outros, elas impedem o acesso, a alteração ou a perda dos dados.
As soluções OPC UA permitem definir e gerenciar as políticas e as permissões de segurança, de acordo com o nível de acesso e de confiança. Da mesma forma, permitem que os usuários monitorem e auditem as atividades e os eventos de segurança, por meio de logs, alertas e relatórios.
Como as soluções OPC UA atuam na automação industrial?
Elas permitem que os sistemas e dispositivos da indústria 4.0 sejam controlados, monitorados e gerenciados de forma remota, centralizada e automatizada, por meio de interfaces gráficas, aplicativos ou sistemas supervisórios. Além disso, possibilitam o acesso às informações, comandos e alarmes dos sistemas e dispositivos da indústria 4.0, de qualquer lugar e a qualquer momento.
Pensando na integração, sincronização e coordenação de sistemas e dispositivos da indústria 4.0 de forma inteligente e autônoma, por meio de regras, de lógicas e de algoritmos, as soluções OPC UA otimizam os processos, os recursos e os resultados. Dessa forma, possibilitam que os usuários tenham uma visão holística, integrada e em tempo real dos sistemas e dispositivos da indústria 4.0.
Conclusão
Em suma, as soluções OPC UA são soluções que facilitam a integração e a segurança dos sistemas e dispositivos da indústria 4.0, por meio de um padrão de comunicação industrial, que permite a troca de dados entre sistemas e dispositivos de diferentes fabricantes, plataformas e protocolos, de forma padronizada, independente e segura, permitindo que os sistemas e dispositivos sejam controlados, monitorados e gerenciados de forma remota, centralizada e automatizada.