Pyrotec

Componentes pneumáticos: 8 sinais de que é hora de atualizar os seus.

Os componentes pneumáticos são os elementos que compõem os sistemas pneumáticos, que utilizam o ar comprimido como fonte de energia para realizar movimentos e forças em máquinas e equipamentos industriais. Entre eles, estão cilindros, válvulas, atuadores, sensores, filtros, reguladores, lubrificadores, mangueiras, conexões, entre outros.

Primeiramente, o objetivo é oferecer vantagens como simplicidade, versatilidade, rapidez, precisão, segurança, economia e sustentabilidade, que contribuem para a melhoria da eficiência, da qualidade e da competitividade da indústria 4.0.

E, como todos os outros componentes, eles também estão sujeitos ao desgaste, à deterioração e à obsolescência, que podem afetar o seu desempenho, a sua eficiência e a sua segurança. Dessa forma, é fundamental saber reconhecer os sinais de que é hora de atualizar seus componentes pneumáticos, para evitar problemas, prejuízos e riscos para a sua indústria. 

Neste artigo, vamos apresentar 8 sinais de que é hora de atualizar seus componentes pneumáticos na indústria 4.0, e como você pode fazer isso de forma fácil, rápida e confiável. Ficou interessado? Então, continue lendo e confira!

1. Desempenho do sistema

Primeiramente, você deve checar o desempenho do sistema.

Seu sistema pneumático está apresentando falhas, atrasos, erros, ruídos, vibrações ou inconsistências? Isso pode indicar que algum ou alguns dos seus componentes pneumáticos estão danificados, desregulados, desalinhados ou desatualizados, e que precisam ser substituídos ou ajustados. Sendo assim, um sistema pneumático com baixo desempenho pode comprometer a produtividade, a qualidade e a segurança da sua indústria, além de gerar desperdícios.

2. Diminuição da eficiência dos componentes

O segundo sinal de que é hora de atualizar seus componentes pneumáticos é a diminuição da eficiência do trabalho realizado, já que a eficiência dos componentes pneumáticos é a relação entre a energia consumida e a energia fornecida, que determina o aproveitamento e o rendimento dos mesmos.

Percebeu que os seus componentes pneumáticos estão consumindo mais energia do que o normal, ou que estão fornecendo menos energia do que o necessário? Isso pode indicar que os seus componentes pneumáticos estão sujos, secos, gastos ou inadequados. Dessa forma, pode ocorrer um aumento no custo, consumo e emissão de energia da sua indústria.

3. Aumento dos custos de manutenção e reparo

O terceiro sinal de que é hora de atualizar seus componentes pneumáticos é o aumento dos custos de manutenção e reparo. 

Se as manutenções e reparos estão mais frequentes do que o normal, ou se os seus componentes pneumáticos estão mais difíceis ou mais caros de manter, consertar ou substituir, isso pode indicar que os seus componentes pneumáticos estão velhos, quebrados, obsoletos ou escassos, e que precisam ser atualizados ou trocados por componentes mais novos, mais resistentes, mais modernos ou mais acessíveis. Um componente pneumático com alto custo de manutenção e reparo pode diminuir a lucratividade, a competitividade e a sustentabilidade da sua indústria, além de gerar paradas, atrasos e perdas de produção.

4. Obsolescência tecnológica

Caso os seus componentes pneumáticos estejam ultrapassados, defasados ou desatualizados, em relação às novas tecnologias, às novas tendências ou às novas demandas do mercado, isso pode indicar que eles estão obsoletos, e que precisam ser atualizados ou trocados por componentes mais avançados, mais eficientes ou mais versáteis. 

5. Necessidades de produção em evolução

Se você perceber que os seus componentes pneumáticos estão insuficientes, inadequados ou ineficazes, em relação às novas necessidades, às novas expectativas ou aos novos objetivos da sua indústria, isso pode indicar que eles estão desalinhados, e que precisam ser atualizados ou trocados por componentes mais potentes, mais flexíveis ou mais rentáveis. 

6. Normas de segurança e conformidade

Caso os seus componentes pneumáticos estejam fora das normas de segurança e conformidade, você precisa fazer a troca. Isso porque um componente pneumático irregular pode gerar multas, sanções ou interdições para a sua indústria, além de apresentar riscos às pessoas envolvidas. Tome muito cuidado.

7. Feedback dos operadores

O sétimo sinal de que é hora de atualizar seus componentes pneumáticos é o feedback dos operadores. 

Se tem muita gente reclamando, já passou da hora de trocar. Aqui, vale a mesma regra de segurança e produtividade do item anterior.

8. Preocupações ambientais e de segurança

O oitavo e último sinal de que é hora de atualizar seus componentes pneumáticos é as preocupações ambientais e de segurança. 

Itens que causam danos, desperdícios ou poluição, em relação ao meio ambiente e à sociedade, não devem ser tolerados em situação alguma. Dessa forma, você pode ter mais custos, sofrer penalidades ou perdas para a sua indústria, além de prejudicar a sua imagem, reputação e competitividade.

Como atualizar os componentes pneumáticos?

Agora que você já sabe quais são os sinais de que é hora de atualizar seus componentes pneumáticos na indústria 4.0, você deve estar se perguntando como fazer isso de forma fácil, rápida e confiável. A resposta é simples: conte com a ajuda dos profissionais qualificados e capacitados da Pyrotec para avaliar, orientar e executar a atualização de acordo com as suas necessidades, expectativas e objetivos.

Conclusão

Em suma, atualizar a sua planta é um desafio que pode ser superado com as dicas que apresentamos neste artigo. Dessa forma, você pode reconhecer os sinais de que é hora de atualizar, e como fazer isso de forma fácil, rápida e confiável. De qualquer maneira, atualizar seus componentes pneumáticos na indústria 4.0 é uma decisão que pode trazer benefícios, vantagens e oportunidades para a sua indústria, melhorando o seu desempenho, a sua eficiência e a sua segurança.

Sair da versão mobile