Pyrotec

Sistemas modernos para a indústria: as principais razões para investir

Seu celular está sempre atualizando o sistema para uma versão mais moderna. Nesses processos, além de adicionar novas funcionalidades, mudar o layout de alguns botões e incrementar aplicativos, também são feitas várias mudanças que você provavelmente não consegue notar, mas que contribuem para a segurança e proteção dos seus dados. Quando o assunto são os sistemas modernos para a indústria, a conversa não é muito diferente.

Sistemas modernos para a indústria podem diversificar a forma de atuação de uma máquina, trazer uma interface mais intuitiva e fácil ou até mesmo oferecer mais segurança às operações, mas a verdade é que pode-se ir mais longe que isso. 

Imagine aquela empresa que parou no tempo. Pode ser a loja de departamentos que nunca teve um perfil nas redes sociais ou até o mercadinho do seu bairro, que nunca viu um computador nos caixas. Esses lugares existem até hoje, mas poderiam ter potencial para muito mais, e uma mudança para um sistema mais moderno seria uma ruptura enorme para todos os envolvidos.

Por que ter sistemas modernos para a indústria?

O exemplo do parágrafo anterior é extremo, mas tendo em vista a forma como a tecnologia tem evoluído recentemente, não é exagero dizer que a pessoa ou a empresa que relutam em seguir em frente terão muito mais dificuldade de se adequarem quando a mudança enfim acontecer. 

E, não bastasse a falta de recursos dos sistemas antigos, que não fornecem uma série de informações e dados que os gestores podem usar para melhorar a produtividade, estes mesmos sistemas também estão sujeitos a paradas e panes longas. Encontrar mão de obra disponível e especializada para identificar e corrigir problemas, bem como peças de reposição, é uma tarefa muito complicada.

Investindo em sistemas modernos para a indústria, você garante continuidade para o seu negócio. Garante muito mais produtividade, menos paradas, maior eficiência e a possibilidade de incorporar e ampliar o uso de tecnologias. Isso, por sua vez, promove um controle muito maior dos seus negócios.

Longe de dizer que se trata de algo simples, a renovação é um processo muitas vezes é oneroso para as indústrias, mas o retorno deste investimento é visível, real e altamente perceptível.

Combatendo as objeções sobre ter sistemas modernos para a indústria

Muitos sistemas industriais rodam por anos sem alterações. Sendo assim, é realmente necessário atualizar esses sistemas? 

Há certa relutância e dúvida dos usuários de sistemas industriais sobre o melhor momento para modernizar os sistemas, considerando o custo-benefício que intervenções em processos de produção geram. 

Muitas empresas, considerando o histórico de não realizar grandes mudanças nessa parte do trabalho, não conseguem medir adequadamente esse custo-benefício.

De acordo com a revista Exame, no Brasil, “a idade média de máquinas e equipamentos é 17 anos — ante sete anos nos EUA. Numa era de imensos ganhos tecnológicos, as empresas brasileiras estão presas a tecnologias ultrapassadas, o que afeta diretamente a produtividade do país”. Para entender o que é isso, imagine-se usando um celular de 2005 para gravar um vídeo para o Instagram. É impossível.

O primeiro passo para garantir sistemas modernos para a indústria

Antes de mais nada, uma boa mudança é feita mapeando o sistema atual, ou sistemas, caso haja mais de um. Um levantamento geral dos computadores, sistemas operacionais e versões dos principais sistemas utilizados pela empresa provavelmente apontará os pontos críticos que devem ser priorizados.

É importante que sejam observadas as relações de dependência e integração entre sistemas para evitar problemas durante processos de atualização. A partir daí, é preciso identificar o que exige substituição completa por um sistema moderno para a indústria e o que pode ser aproveitado. Em geral, o custo de atualização de um software industrial é muito menor do que o custo do seu licenciamento inicial.

Além disso, busque sempre as atualizações mais recentes e coloque sua empresa sempre na dianteira quando o assunto é atualização.

Conclusão

É certo que a atualização para sistemas modernos para a indústria deve ser avaliada como um simples mecanismo para manter a produção. A atualização deve sempre fazer parte de uma estratégia que mantenha a empresa em dia com o que há de mais moderno no mercado e apta a aproveitar novas tecnologias para melhorar a competitividade na sua área de atuação.

Sendo assim, o investimento na atualização e modernização deve estar no radar do plano de investimentos das indústrias, e ser entendido justamente dessa forma, e nunca como um gasto. Em muitos casos, o maior desafio é a justificativa do investimento e cálculo do ROI. Entretanto, com boa vontade, é possível fazer com que todos os responsáveis pela tomada de decisão estejam alinhados e querendo o bem da empresa. Nesse cenário, está em pauta a continuidade do negócio, seguido da possibilidade de modernização aderente à transformação digital.

Se você tem interesse em trazer sistemas modernos da indústria para a sua empresa, nós podemos te ajudar. A Pyrotec conta com uma ampla equipe capacitada e experiente para te atender com agilidade e competência.

Sair da versão mobile