Pyrotec

Como a Tecnologia 5G pode revolucionar a automação industrial?

tecnologia 5G

Um dos assuntos que tem tomado os noticiários tanto das seções de tecnologia quanto de política e atualidades é o da tecnologia 5G. O poder por trás dessa mudança é tão grande no que diz respeito às possibilidades que ela pode trazer que as empresas capazes de viabilizar a quinta geração de internet móvel para a população em geral entram, como não poderia deixar de ser, em uma grande luta para que a sua solução prevaleça, envolvendo nesta batalha inúmeros fatores. Enquanto isso, os consumidores aguardam ansiosos pela chance de poder ter – literalmente – nas mãos esta inovação que pretende tornar ainda mais fácil a vida de muitos. 

O que pouca gente sabe é que não só de smartphones e gadgets vive o 5G. Uma vez que se trata de uma tecnologia de internet mais do que qualquer outra coisa, tudo aquilo que puder se utilizar disso tende a receber estes benefícios. Entre estas coisas, a automação industrial é um dos setores que podem sofrer uma revolução. E você vai ficar sabendo mais sobre isso nos próximos parágrafos. Antes de tudo: o que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G, ou quinta geração da telefonia móvel, traz melhorias significativas em velocidade para as conexões. Com isso, é possível baixar e enviar informações com muito mais rapidez, além de permitir que mais aparelhos acessem a internet ao mesmo tempo em uma rede sem fios. Especialistas apontam que o 5G pode ter, ao mesmo tempo, mais de 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado. Resumindo: é mais internet para mais dispositivos e com mais agilidade.

Tecnologia 4G x tecnologia 5G: o que muda?

Para começar, o salto de velocidade é absurdo: enquanto o 4G entregava 1Gbps, a nova tecnologia é capaz de fornecer até 20 Gbps. Em segundo lugar, a latência – tempo que leva da conclusão do download ou upload à chegada da informação – cai de 20ms a 1ms.

Além disso, será possível ter conexões mais estáveis. Com menos quedas, mais confiabilidade e ainda mais tranquilidade para transferir dados mais pesados, economizando tempo tanto para quem transmite quanto para quem recebe estes dados.

Outra vantagem da Tecnologia 5G é a segurança. Com as informações na nuvem, transitando de uma máquina à outra, foi criado um novo e avançado protocolo de segurança, que dificulta a disseminação de dados e a invasão da rede por hackers.

Tá. Mas como a tecnologia 5G impacta a automação industrial?

Bom, é possível que,  a esta altura, você já tenha entendido como isso pode impactar o setor da automação industrial, mas talvez não tenha conseguido enxergar todas as capacidades deste verdadeiro upgrade na internet móvel. Pensando nisso, separamos alguns dos principais pontos onde a automação industrial tem a ganhar.

A tecnologia 5G e a Internet das coisas

O 5G será capaz de implementar de uma vez por todas a Internet das Coisas (IoT). Equipamentos, ferramentas e até EPIs poderão contar com recursos digitais para armazenar dados, passar informações e gerenciar tanto a segurança quanto o funcionamento correto de um dispositivo, entre tantas outras coisas.  Com a perfeita comunicação entre os objetos, a indústria se verá em uma nova revolução. Desde simples itens aos mais complexos robôs estarão funcionando em plena sintonia, enquanto colaboradores e gestores terão de maneira ainda mais precisa os dados que necessitam para tomar decisões assertivas, possibilitando fábricas de fato inteligentes. 

Processos mais ágeis com o 5G

Como já dissemos, a tecnologia 5G tem uma latência muito inferior ao 4G. Com isso, aparelhos acionados à distância responderão muito mais rápido, aumentando sobremaneira a eficiência de ferramentas e equipamentos, o que torna todo o processo mais confiável e produtivo. Com a chegada dessa tecnologia, o imediato vira uma realidade. Por isso, a empresa que estiver pronta para o 5G assim que ele chegar terá uma larga vantagem competitiva frente às demais.

Mais produtividade

Menos tempo na execução de um processo significa mais tempo para a execução de outros processos. E isso pode valer tanto para aumentar a produção quanto para permitir a busca por novas oportunidades. E, como tempo é dinheiro. Mais velocidade pode também significar mais economia.

Gestão mais eficaz

Dados atualizados em tempo real na palma da mão, comandos executados praticamente na hora. Instantaneidade e praticidade nos mais diversos quesitos: a tecnologia 5G é um recurso do qual o gestor inteligente não deve abrir mão.

Redes privadas – a oportunidade para a indústria 

Pensando na indústria, existe a possibilidade da construção de redes privadas. Nelas, são conectadas várias antenas a uma estação base 5G, para,  por exemplo, iluminar um pavilhão de fábrica ou um terreno privado. Dessa forma, existe uma infraestrutura de comunicação totalmente independente. Os equipamentos sem fio se interligam com a rede sem fio auto estabelecida, o que promove uma eficácia ainda maior ao sistema.

Com possibilidades como esta, as empresas conseguem seguir, guardar, controlar e configurar de forma flexível o tráfego de dados conforme desejado, obtendo uma vantagem decisiva face às soluções sem fio convencionais, que utilizam bandas de frequência sem licença. É possível ainda usar de forma mista a rede privada e a rede pública, ou ainda realizar uma integração completa da estação base privada na rede pública. 

Conclusão

A tecnologia 5G, que tem chegada prevista para o segundo semestre deste ano, não só os usuários de smartphones têm a ganhar, mas também toda a indústria que deseja crescer, evoluir e produzir mais com mais segurança, agilidade e assertividade. Enquanto a novidade não chega de fato, o melhor a se fazer é preparar o campo para ela, investindo em soluções que já estejam prontas para esta inovação. Para isso, você pode entrar em contato com a Pyrotec e conferir cada um dos produtos que temos para te oferecer. O amanhã está cada vez mais próximo, e você pode chegar nele antes de todo mundo com a nossa ajuda.

Sair da versão mobile