Pyrotec

Ferramentas isoladas e a NR 10: o que todo mundo deveria saber.

Ferramentas isoladas e a NR 10: o que todo mundo deveria saber.

As ferramentas isoladas são algo mais do que necessário para o trabalho em redes elétricas. Entretanto, como é de se esperar, existe uma regulamentação governamental a respeito deste e de outros itens de trabalho, a fim de garantir que os requisitos para a segurança do trabalhador estejam sendo aplicados. Estas definições constam nas Normas Regulamentadoras, por exemplo, NR10

Relativas à segurança e medicina do trabalho, elas são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.  O não cumprimento das disposições legais e regulamentares acarreta ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente, assim como ao empregado caso haja o não cumprimento de suas obrigações com a segurança do trabalho.

O QUE A NR10 DIZ SOBRE AS FERRAMENTAS ISOLADAS?

Cada parte desta norma possui um número, e aquela que versa sobre a segurança em instalações e serviços em eletricidade é a NR10. Nela, podemos encontrar, entre diversas especificações, os seguintes trechos: 

“Os equipamentos, dispositivos e ferramentas que possuam isolamento elétrico devem estar adequados às tensões envolvidas, e serem inspecionados e testados de acordo com as regulamentações existentes ou recomendações dos fabricantes”. (10.4.3.1)

“Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tensão, devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, obedecendo-se as especificações do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausência desses, anualmente. Comentário Este subitem reforça o 10.4.3.1, determinando que os equipamentos, ferramentas e dispositivos dotados de materiais isolantes de uso nos serviços em alta tensão, tais como, mantas, calhas e lençóis isolantes, bastões e varas isolantes de manobras, protetores de isoladores e chaves, cestos aéreos, escadas, luvas, mangas, perneiras, ferramentas manuais isoladas, etc, devem ser submetidos a ensaios ou testes dielétricos em conformidade e atendimento às regulamentações, quando houver, ou às especificações e recomendações dos fabricantes, destinados a verificação da manutenção das suas características dielétricas de isolamento, que deve ser compatível com a tensão elétrica da instalação objeto do serviço. Não havendo regulamentações ou recomendações especificando a periodicidade de realização de testes e ensaios dielétricos, estes devem ser anuais e os seus resultados, iniciais e periódicos, organizados e mantidos no prontuário das instalações elétricas (10.2.4 – alínea e)”. (10.7.8)

ISSO SIGNIFICA QUE SÓ PRODUTOS NACIONAIS ESTÃO DENTRO DAS ESPECIFICAÇÕES DA LEI?

Fique tranquilo. As peças importadas ou de empresas multinacionais que fabricam os mesmos itens no Brasil podem, sim, ser utilizadas. Isso porque a NR10, longe de ser algo fechado e com especificações que impeçam a utilização de ferramental estrangeiro, segue padrões e normas de referência no mundo todo. Sendo assim, tanto ferramentas fabricadas no país quanto no exterior que tiveram seus devidos testes feitos e estejam de acordo com as outras especificações da NR10 podem ser tranquilamente utilizadas para as tarefas às quais foram desenvolvidas.

Estas normas de referência citadas anteriormente compõem os padrões de desenvolvimento da IEC (International Electrotechnical Commission, ou Comissão Eletrotécnica Internacional, em tradução livre). Este conjunto de padrões visa justamente criar uma regulamentação universal a respeito do assunto, estimulando a adoção destes padrões para certificar que, no caso de importações ou exportações, todo o processo seja simplificado, de forma a acelerar entregas diminuindo o tempo de inspeção para a detecção de não conformidades ou necessidade de adequações.

As normas do IEC, por sua vez, são desenvolvidas por uma comissão global em parceria com a VDE, uma das maiores organizações de tecnologia da Europa, sediada em Frankfurt, na Alemanha. Tida como sinônimo de inovação e progresso por mais de 125 anos. Combinando ciência, padronização e consultorias sob um mesmo guarda-chuva, ela estabeleceu ao longo do tempo os maiores padrões de segurança e proteção do consumidor no último século. 

A norma internacional IEC 60900 para ferramentas isoladas

A norma internacional IEC 60900 impõe os requisitos mais elevados em termos de ferramentas isoladas. Além das especificações dimensionais e geométricas, ela inclui sobretudo as características dos materiais isolantes. Segundo as especificações dela, um ensaio de impacto testa a resistência da camada isoladora contra choques. Roturas, estilhaços ou fissuras também não podem aparecer em baixas temperaturas. Após o teste de pressão, o isolamento é sobrecarregado durante 2h a 70°C com 20 N. Em testes de isolamento, as ferramentas previamente condicionadas (banho-maria/armazenamento em câmara úmida) são submetidas a um teste de tensão. Durante 3 minutos, é aplicada uma tensão de 10 kV. A corrente de descarga tem de ser inferior a 1 mA a cada 200 mm de comprimento do revestimento da ferramenta manual. Cumpridos todos os requisitos, a ferramenta é aprovada para uso.

QUAIS SÃO AS FERRAMENTAS EXIGIDAS PELA NR10?

Além da utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) e uniforme para eletricistas, as ferramentas isoladas exigidas pela NR10 também estão definidas no documento, que também proíbe a presença de adornos pessoais durante a execução do trabalho com eletricidade. Para impedir a passagem de eletricidade e proteger o usuário de descargas elétricas, devem ter isolamento elétrico os seguintes itens:

E QUAL MARCA DE FERRAMENTAS ISOLADAS UTILIZAR?

A Pyrotec conta com as ferramentas isoladas da Phoenix Contact, empresa alemã com experiência no setor e que fabrica seus produtos de acordo com os padrões da IEC e da NR10, e utiliza matérias-prima de altíssima qualidade, dando ao trabalhador a segurança, a proteção e a confiança que necessita para realizar seu trabalho. 

Além dos itens exigidos pela Norma Regulamentadora 10, a marca ainda fornece outros itens, como alicates de pressão, conjuntos de ferramentas, cortadores e tesouras. Quer saber mais? Entre em contato conosco e conte com os melhores produtos e toda a assistência da Pyrotec na sua compra.

Ferramentas isoladas e a NR 10: o que todo mundo deveria saber.
Ferramentas isoladas e a NR 10: o que todo mundo deveria saber.
Sair da versão mobile