Pyrotec

Como melhorar o desempenho no controle de automação de máquinas?

Controle de automação de máquinas

Contar com uma tecnologia que acelera o tempo de integração, aumenta a flexibilidade do sistema e aprimora o desempenho geral é algo perfeitamente alcançável. Para isso, é necessário modernizar a sua produção com os controladores de automação de máquinas certos. Saiba mais sobre o assunto neste post.

Vamos supor que você é um empresário do começo da última revolução industrial. O seu negócio vai de vento em popa, mas o crescimento da demanda estava começando a criar gargalos em sua produção. Naquela época, as únicas opções disponíveis eram: contratar mais pessoal ou pensar em uma estratégia que otimizasse a produção, seja criando linhas especializadas em uma função ou aplicação específica de produto (que foi a saída encontrada pelas primeiras fábricas automobilísticas, tanto que esta modalidade recebe o nome de “Fordismo” por conta disso), ou mesmo alterando a planta para aproximar cada um dos passos e, com isso, diminuir o tempo levado na construção de cada peça (modelo criado nas indústrias e copiado pelo primeiro McDonald’s nos anos 1950). t

Feito isso, a sua segurança quanto às demandas e a sua capacidade produtiva estavam praticamente sanadas. Mas, felizmente, estamos falando de um fato comum há mais de um século. Os tempos mudaram, os processos se modernizaram e a maioria se mecanizou. Hoje, a saída para o mesmo dilema é: ou você compra máquinas mais rápidas ou investe em um sistema capaz de gerir tudo de maneira ágil, eficiente e inteligente. Para esta segunda parte é que foram criados os controladores de automação.

E o que são esses tais controladores de automação?

Alguém precisa controlar os processos da sua empresa, mas não é possível ter alguém disponível 24/7, atento a todos os detalhes e passando informações sobre cada segundo da sua produção, não é mesmo? Bom, na verdade tem, mas não estamos falando aqui de uma pessoa, mas sim de uma outra máquina.

Se o lado “braçal” foi sendo substituído ao longo do tempo por, digamos, robôs, era de se esperar que a parte mais “cerebral”, de controle e gestão, logo passasse a contar com estas mesmas ferramentas. E é interessante saber que os primeiros sistemas pensados neste sentido datam dos anos 1910. Ao longo do tempo, a boa notícia é que estes equipamentos passaram por uma enorme evolução no sentido de passar a nós, humanos, todos os dados necessários para tomadas de decisões com a maior assertividade, evitando inúmeros riscos.

Hoje, são inúmeros os tipos de controladores de automação de máquinas, alguns herdando características dos primeiros inventos da área e outros mais modernos, pensados para estar sempre um passo à frente, auxiliando as empresas em diversos pontos, do recebimento de matéria-prima à expedição. Abaixo, você confere algumas funções deles.

Funções dos controladores de automação:

CNC

O CNC (Comando Numérico Computadorizado) trabalha no controle de sistemas de mudança de eixo, indo de dois a até 32 com grande precisão. É por isso que eles são aplicados às máquinas complexas, como as de corte a laser, jato, plasma, tornos, usinagem ou qualquer outro tipo de equipamento que precise da combinação de movimento de dois ou mais motores para um movimento específico.

Motion Controller

Como o próprio nome já diz, se trata de um controlador de movimento, fazendo isso tanto  por computadores digitais ou mesmo por componentes analógicos. Entre as funções de movimento, estão o acionamento e controle de servo motores, motores lineares, máquinas-ferramentas CNC e qualquer outro tipo de motor controlado.

Ele é usado principalmente para o posicionamento durante processos de fabricação, mais precisamente em máquinas de flow pack de embalagens. Todo tipo de indústria que precisa embalar bem os seus produtos se beneficia com o motion controller.

PLC

No Brasil, Controlador Lógico Programável (CLP) e, em inglês, Programmable Logic Controller (PLC). Este tipo surgiu como uma solução própria para ambientes industriais, operando variáveis digitais, graças ao surgimento dos dispositivos microprocessados.  Atualmente, são os mais utilizados na indústria, realizando funções simples e lógicas, onde não há a necessidade de cálculos complexos, realizando a automação de processos industriais, como leituras de sensores, acionamento de válvulas ou motores etc., servindo para monitorar o nível de um elemento armazenado em tanque de uma indústria química, por exemplo. Fazendo a leitura, o PLC aciona dispositivos para a regulagem do nível conforme o que foi previamente definido.

Quais os benefícios que os controladores de automação trazem?

Além de permitir mais precisão, melhorar o acabamento e aumentar o controle sobre níveis de materiais, como já descrito anteriormente, os controladores de automação de máquinas trazem uma série de vantagens para os profissionais responsáveis pelo controle destas operações. 

Acompanhar o andamento das operações a distância

Veja e controle o que está sendo feito de qualquer lugar e em tempo real, garanta a produtividade do setor e o bom uso dos equipamentos, aumenta a vida útil e diminuindo a necessidade de reposições. Aliando um bom produto a um software desenvolvido para te garantir segurança, produtividade e diminuir o custo operacional, você conta com um importante recurso, que permite transmitir informações fundamentais no momento em que tudo acontece.

Construir uma sólida base de dados

Como anda o funcionamento dos motores, transmissões, acionamentos e ciclos de trabalho de cada máquina? Quando você investe em um controle de automação de máquinas, pode ter acesso a tudo isso e muito mais.  Com isso, gestores podem entender como funciona o trabalho em campo e avaliar a eficiência dos equipamentos, além de antever possíveis falhas e panes, repondo peças e realizando manutenções proativas. 

Melhorar a comunicação entre setores da empresa e estimular a sustentabilidade

Horas trabalhadas, rotina de produção, equipamentos e mão de obra disponíveis online e sem gastar uma folha de papel. Zerando riscos como ilegibilidade e perda de fichas. Ou seja, a solução digital é mais amigável aos profissionais responsáveis e vantajosa para as empresas, que conseguem identificar dificuldades em campo com rapidez.

E como eu trago isso para a minha empresa?

Com a Pyrotec, você conta com uma mão de obra extremamente especializada. Pronta para esclarecer todas as suas dúvidas e montar com você um projeto que atenda ao máximo todas as suas necessidades. Superando suas expectativas. Além disso, ao escolher nossa empresa, você tem à disposição os controladores de automação de máquinas da marca Omron. NX 102, NX 1P, NX 701, NX1 – Sysmac Starter Kits, Series NJ5, Series NJ3, Series NJ1 e NJ – kit Sysmac Starter. Uma das marcas mais confiáveis, inovadoras e eficazes do mercado. Desenvolvidos para auxiliar os processos e transmitir a você as informações que precisa para um decisões sempre mais assertivas em relação à sua produção. E não se preocupe, o portfólio de soluções da companhia têm opções que atendem desde empresas de pequeno porte até linhas e equipamentos de grandes corporações.

Da mesma forma, com a automação industrial bem feita, você reduz seu custo operacional, o que permite um maior ganho em cima de cada produto fabricado, bem como melhora a coleta e análise de dados; aprimora a gestão financeira e de riscos; e reduz desperdícios, falhas e perdas. Para isso, conte com a nossa ajuda e os produtos da Omron para elevar sua empresa a um novo patamar.

Sair da versão mobile