Pyrotec

A OMRON lança o Robô Móvel HD-1500 com capacidade de carga útil de 1500 kg – Líder global em robótica móvel autônoma apresenta o líder na indústria, o HD-1500 para expandir ainda mais o campo do transporte autônomo de materiais

HD-1500 OMRON

A OMRON Corporation (sede: Shimogyo-Ku, Kyoto. Presidente e CEO: Yoshihito Yamada) anunciou hoje que começará a comercializar um novo robô móvel chamado HD-1500 em 22 de julho de 2020. O HD-1500 da OMRON tem uma enorme capacidade de carga útil de até 1500 kg e é a mais recente e forte adição à série de robôs móveis da empresa. A necessidade de manuseio autônomo de materiais está ficando maior à medida que aumentam as tarefas mais exigentes em automação industrial, enquanto empresas enfrentam a escassez de mão-de-obra, além de desafios na implementação de novos requisitos de distanciamento social devido ao Coronavírus. O HD-1500 chega logo após o robô móvel LD-250 da OMRON, o qual foi lançado globalmente no outono de 2019.

Os robôs móveis da OMRON são capazes de calcular automaticamente a melhor rota para o transporte de materiais, enquanto navegam com segurança ao redor de pessoas e obstáculos sem o uso de fitas magnéticas no piso nem de outros guias. O novo robô móvel HD-1500 possui uma capacidade de carga de 1500 kg que pode ser usada para transportar grandes componentes automotivos, tais como chassis de carros e cargas volumosas do tamanho de paletes – itens que tradicionalmente seriam movidas utilizando empilhadeiras. Com o lançamento do HD-1500, os robôs móveis da OMRON alcançam uma linha contínua de modelos que podem transportar uma ampla variedade de itens – desde componentes até WIPs (Trabalhos em Desenvolvimento), produtos acabados e materiais pesados. O primeiro “Fleet Manager” (Gestor de Frotas) da OMRON pode controlar em um só sistema até 100 robôs móveis com diferentes tamanhos, configurações e capacidades de carga útil, permitindo que clientes utilizem o HD-1500 em conjunto com outros robôs da OMRON – LD-60/90 e LD- 250 – para automatizar as complexas aplicações de transporte e logística de materiais com a alocação ideal de robôs sem tráfego, para que possam aumentar a eficiência total do manuseio de materiais dentro da fábrica.

O HD-1500 oferece cobertura de segurança de 360°, promovendo um espaço de trabalho colaborativo e seguro.

Com o lançamento do HD-1500, a precisão da posição de parada do CAPS (Sistema de Posicionamento de Alinhamento Celular) também foi aperfeiçoada. Com a adição do HD-1500, a OMRON expande sua posição como líder global em robótica móvel autônoma

“Desde a compra da empresa de robótica norte-americana Adept Technology, Inc. em 2015, a OMRON investiu muitos recursos para ajudar clientes a criar um ambiente de fabricação moderno e flexível com nossas tecnologias de robótica como parte da iniciativa de ‘automação inovadora’ da OMRON”, disse Motohiro Yamanishi, Gerente Geral Sênior do Projeto de Desenvolvimento de Negócios em Robótica da Empresa de Automação Industrial da OMRON, e ele acrescenta: “O novo robô móvel HD-1500 será fundamental para avançar ainda mais essa iniciativa, oferecendo aos clientes mais opções, automatizando com segurança suas operações de transporte de materiais. Essa é uma área que está sendo aperfeiçoada rapidamente com robôs móveis em indústrias de todo o mundo, não apenas como um método para enfrentar os desafios da falta de mão-de-obra, mas também para gerenciar riscos associados à disseminação do Coronavírus”.

“A logística no local, o movimento de produtos e materiais dentro de fábricas e armazéns está se transformando em um verdadeiro gargalo para muitas empresas devido à frequência e ao tédio do trabalho, agravado ainda pelo aumento de custos na mão-de-obra e pela necessidade de atender aos protocolos de distanciamento social. Ambientes de fabricação em ritmo acelerado exigem velocidade e flexibilidade. O robô móvel HD-1500 da OMRON pode ajudar empresas a resolver esse problema, pois pode funcionar 24 horas por dia sem se cansar, pontualmente e com segurança em um ambiente com pessoas”, disse Tom Mathias, presidente e CEO da OMRON Robotics and Safety Technologies, Inc., um fornecedor líder de soluções de robótica e segurança para indústrias de fabricação e parte dos negócios de automação industrial da OMRON.

Os destaques do HD-1500 incluem:

Maior carga útil e estrutura mais robusta: O HD-1500 atende à necessidade do mercado de mover cargas úteis do tamanho de paletes nas instalações de fabricação, além de reduzir a necessidade de uma empilhadeira. Construído com placas metálicas resistentes, o HD-1500 é robusto e capaz de suportar fortes impactos externos. Os sensores a bordo são bem protegidos, uma vez que o robô completa tarefas exigentes.

Frota Altamente Mista: Clientes ainda tem a capacidade de gerenciar frotas móveis de até 100 robôs, incluindo o HD-1500. O Fleet Manager da OMRON permite que uma frota móvel diversificada seja controlada pelo mesmo sistema, enquanto atinge alto desempenho e compatibilidade.

ROI mais rápido: À medida que aumenta a necessidade de maior eficiência na força de trabalho, o HD-1500 oferece uma solução para automatizar tarefas complexas e perigosas. Organizações podem começar a eliminar gradativamente empilhadeiras e iniciar o transporte com segurança de grandes paletes contendo produtos acabados, materiais volumosos na indústria de alimentos e commodities assim como estruturas automotivas. Funcionários agora podem concentrar sua atenção em tarefas mais vitais; permitindo que clientes transportem mais, realizando menos viagens com lotes mais pesados e assim aumentem o ROI. Com o HD-1500, clientes podem fazer mais com menos equipamentos.

Customização: As frotas móveis da OMRON podem ser mais variadas e ainda serem controladas pelo mesmo sistema. O HD-1500 se encaixa perfeitamente na frota móvel mais ampla da OMRON, trabalhando em conjunto com outros robôs para otimizar a gestão do tráfego, gestão de baterias e a rota de veículos. Clientes podem adicionar o HD-1500 a suas frotas sem se preocupar com segurança, compatibilidade ou desempenho.

Recursos adicionais incluem:

Sobre “Automação Inovadora”

Como líder em automação industrial, a OMRON possui extensas linhas de componentes e equipamentos de controle, variando os sensores de processamento de imagem e outros dispositivos de entrada a vários controladores e dispositivos de saída, como servo-motores, bem como uma variedade de dispositivos de segurança e robôs industriais. Ao combinar esses dispositivos via software, a OMRON desenvolveu uma série de soluções de automação exclusivas e altamente eficazes para fabricantes em todo o mundo. Com base em seu portfólio de tecnologias avançadas assim como ampla gama de dispositivos, a OMRON estabeleceu um conceito estratégico chamado “automação inovadora”, o qual consiste em três inovações ou “is” – “integrado” (evolução do controle), “inteligente” [desenvolvimento da inteligência pelas ICT (Tecnologias de Informação e Comunicação)] e “interativo” (nova harmonização entre pessoas e máquinas). A OMRON atualmente está comprometida em trazer inovação aos locais de fabricação materializando esse conceito.

Sobre a OMRON

A OMRON Corporation é líder global no campo da automação com base em sua principal tecnologia “Sensing & Control + Think”. Os campos de negócios da OMRON abrangem um amplo espectro, desde automação industrial e componentes eletrônicos até componentes eletrônicos automotivos, sistemas de infraestrutura social, saúde e soluções ambientais. Fundada em 1933, a OMRON tem cerca de 35.000 funcionários em todo o mundo, trabalhando para oferecer produtos e serviços em cerca de 120 países e regiões. No campo da automação industrial, a OMRON dá suporte à inovação na fabricação ao fornecer tecnologia e produtos avançados de automação, além do amplo suporte ao cliente, para ajudar a criar uma sociedade melhor. Para mais informações, visite o site da OMRON: https://www.omron.com/.

Sobre a OMRON Robotics and Safety Technologies, Inc.

Em outubro de 2015, a OMRON Corporation adquiriu a Adept Technology Inc., uma líder em robótica sediada nos EUA, como parte da aceleração da OMRON de sua estratégia “Solução Completa de Automação” para seus Negócios de Automação Industrial, que oferecem soluções de automação para indústrias de fabricação. Em 2019, a OMRON Robotics and Safety Technologies foi formada por uma fusão dos negócios de segurança e robótica da OMRON para oferecer amplas soluções de automação e segurança. A empresa tem como objetivo contribuir para a realização de um novo ambiente de fabricação, onde pessoas e robôs trabalham com segurança e harmonia.

FONTE: OMRON

Sair da versão mobile