Ícone do site Pyrotec

Conceitos de segurança para aplicações de montagem colaborativa

OMRON – Um guia para segurança colaborativa de robôs – parte 6

Aplicações de montagem que empregam robôs colaborativos geralmente envolvem ferramentas especiais e estreita colaboração com os operadores, além de exigir a presença de zonas de operação de alta velocidade. A ampla variedade de ferramentas personalizadas nas extremidades torna essas aplicações especialmente complexas. Se vários robôs estiverem envolvidos, projetistas de aplicações deverão coordenar cuidadosamente as soluções de segurança para cada um. 

Assim como nas aplicações de manuseio de materiais, é importante considerar os requisitos de segurança para pinças pneumáticas, locais onde um operador pode ficar preso ou comprimido e quaisquer produtos pesados ou que contenham substâncias perigosas. 

Outros itens a considerar são: 

• Outras máquinas precisam estar ligadas ao controle de segurança para impedir a operação de ambas quando estiver em uma condição de interrupção de segurança? 

• Uma vez que robôs colaborativos podem ser movidos de aplicação para aplicação, como isso pode afetar a validação das configurações e do programa de segurança? 

• Existem zonas de aviso para o operador que indicarão riscos ou interferência na operação? 

Adaptáveis e capazes de suportar uma ampla variedade de efetores nas extremidades, robôs colaborativos são uma solução ideal em vários setores. 

Sair da versão mobile