Pyrotec

Tipos de aplicação onde se pode usar um robô

No nosso último artigo falamos um pouco sobre os principais tipo de robôs, hoje vamos falar sobre suas aplicações na indústria. Vamos ressaltar as 6 principais aplicações, lembrando que este é um universo com várias possibilidades de aplicações, a onde apenas são necessários conhecimentos para especificar o melhor robô para esta função. 

Solda ponto (Spot Welding)

Muito usada na indústria automotiva, esta aplicação utiliza robôs com payloads altos, pois o peso da garra é muito grande e também temos que levar em consideração o alcance do braço (arm).

Solda Arco (Arc Welding)

Este tipo de aplicação vem ganhando cada vez mais mercado, devido a precisão, velocidade e dificuldade do trabalho que o robô acaba executando. Utilizada na industria automotiva, a solda arco também está sendo empregada em diversas metalúrgicas. 

Paletização 

Neste tipo de aplicação, os robos mais utilizados tem uma característica um tanto diferente, como não é necessário orientação do material que esta manipulando, estes modelos tem apenas 4 eixos. Com payloads altos estes robôs fazem literalmente trabalhos insalubres, aonde um humano levaria muito mais tempo e estaria se colocando em um risco egornomico podendo ocasionar um acidente.  

Pintura automotiva 

Este processo, como seu próprio nome já diz, é utilizado na industria automotiva devido a sua velocidade e qualidade no trabalho na qual ele executa. Duas curiosidades deste modelo de robô:

Montagem

Este tipo de aplicação exige robôs mais velozes, porém não são necessários robôs com payloads altos. Presente na maioria das indústrias a montagem através de robôs vem ganhando força, devido as novas tecnologias que chegaram no mercado, como por exemplo a robótica colaborativa (vamos falar sobre este tema no próximo artigo) e a indústria 4.0 . 

Logística

Por último, porém não mesmo importante, vamos falar da aplicação de robôs na logística. Cada dia que passa, novos robôs vêm sendo empregados nas logísticas internas das grandes empresas, para realizar tarefas de transporte de peças para montagem de componentes ou produtos acabados. Você pode pensar que esta tecnologia é algo que está longe de chegar no Brasil, mas venho te informar que você está errado! Hoje já temos aplicações rodando no nosso pais, como por exemplo na linha de montagem da FIAT  – Betim aonde vários robôs modelo LD da Omron transporta peças para abastecer as linhas de montagem. 

Claro que existe uma infinidade de aplicações, de acordo a minha experiência, estas são as mais importantes. Espero que tenham gostado, e no próximo artigo iremos falar sobre robótica colaborativa, um tema muito interessante. Não percam !

Sair da versão mobile