Pyrotec

Três tipos de robôs industriais que você precisa conhecer

Um Robô Industrial é um dispositivo eletromecânico projetado para realizar diferentes tarefas, repetidamente, movendo peças, ferramentas e dispositivos especiais entre pontos diversos, realizando trajetórias de acordo com uma programação prévia, imitando os movimentos de um ser humano.

Atualmente, existe 3 tipos de robôs e podem ser classificados da seguinte forma:

Robô Fixo 

Também chamado de Braço Mecânico, é montado sobre uma base a qual lhe serve de sustentação física e de referência de movimentos. É o tipo mais comum de Robô e o mais usado em aplicações industriais;

Robô Fixo
Robô Fixo

Robô Móvel 

Também chamado de Carro ou AGV (Automatically Guided Vehicle = Veículo Guiado Automaticamente), pois pode se locomover com certa autonomia obedecendo a um controle ou uma rota pré-estabelecida.

Robô Móvel
AGV (Automatically Guided Vehicle = Veículo Guiado Automaticamente)

Robô humanoide

Também chamado de androide por seu aspecto humano: anda sobre duas pernas (o que permite subir e descer escadas), possui dois braços (o que permite manipular objetos da mesma maneira que o ser humano) e tem dois sistemas de captação de imagem na parte frontal da cabeça (o que lhe dá visão estéreo e o mesmo ponto de vista de um ser humano). Por estas características pode substituir um ser humano sem necessidade de adaptação do ambiente.

Robô humanoide

Agora que você já conhece as três grandes classes de robôs, vale saber como são as possíveis aplicações para cada tipo, então fique atento a nossa próxima postagem.

Sair da versão mobile